Rayssa Leal é o nome do bronze no skate feminino brasileiro. A adolescente de apenas 16 anos é um nome ‘de peso’ quando entra em competição. Nas Olimpíadas de 2024 em Paris a ‘fadinha’ não decepcionou e presenteou o país com sua subida ao pódio.
Mas comemoração a sua vitória, Rayssa pode ser punida depois de uma atitude frente as câmeras. Em Libras, a skatista deixou um recado tido por ela como importante que dizia ‘Jesus é o caminho, a verdade e a vida’.
Acontece que a frase dita pela atleta é considerada pelo Comitê Olímpico Internacional como um ato proibido, devido a ser uma manifestação religiosa. O órgão proíbe atos religiosos e políticos de todas as delegações.
Apesar da proibição ela continua com a medalha, mas pode ser advertida com multa, desclassificação ou até mesmo sair das competições futuras por um tempo. Em entrevista pra o UOL, Rayssa comentou sobre sua atitude.
Ela disse que ainda não foi notificada da possível punição. A skatista disse ter feito porque imaginou que se falasse no microfone haveria a possibilidade de não conseguir passar a mensagem por falta de som.
“Eu fiz porque faço em todas as competições. Para mim é importante, eu sou cristã, acredito muito em Deus. Ali eu pedi forças e mandei uma mensagem para todo mundo, que realmente Deus é o caminho, a verdade e a vida”, declarou Rayssa que já exibiu nas redes sociais seu prêmio.