Parece que o Lula andou se metendo em confusão neste final de semana, viu? No sábado (19), o presidente levou um tombão em casa, lá em Brasília, e acabou cortando a cabeça. Fizeram até boletim médico e tudo. Os médicos explicaram que ele teve um “ferimento corto-contuso em região occipital” — pra gente que não fala ‘médiquês’, é basicamente um corte na nuca.
Bom, apesar de parecer feio, os médicos disseram que o caso não é tão grave assim. Mas por precaução, o cardiologista dele, Roberto Kalil Filho, recomendou que ele desse uma maneirada nas viagens longas. Aí né, pra não arriscar, Lula acabou cancelando uma viagem que faria pra Rússia.
Ah, e antes que esqueça, o presidente levou uns cinco pontos na cabeça. Não é pouca coisa, hein? Imagina o susto! Depois de dar entrada no Hospital Sírio-Libanês em Brasília, ele voltou pra casa com a cabeça costurada, mas logo de manhã no domingo (20) já tava de volta ao hospital, só pra fazer uns exames extras. Tudo certo, liberado de novo.
Agora, eu achei interessante o boletim médico, parece até formal demais: “O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sírio-Libanês – unidade Brasília, em 19/10/2024, após acidente doméstico, com ferimento corto-contuso em região occipital”, dizem os diretores Rafael Gadia e Luiza Dib. Eu fico pensando, será que precisavam falar assim? Enfim, burocracia é isso, né?
O médico orientou o Lula a não viajar de avião por um tempinho, especialmente pra não pegar voo longo. Mas ele vai continuar trabalhando normalmente em Brasília. Como o bichinho não para, mesmo machucado, ele só vai participar da Cúpula dos Brics por videoconferência. A Cúpula acontece lá na Rússia, e era pra ele embarcar no domingo mesmo. Quem diria que um acidente doméstico ia mudar todos os planos dele!
Aliás, no lugar do Lula, quem vai chefiar a delegação brasileira lá na Rússia é o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Já tava tudo planejado, a viagem, as reuniões com o Putin e o Xi Jinping, mas agora vai ficar tudo online mesmo. Quem sabe rola até aquela piadinha de que até presidente trabalha de home office, né?
Mas antes desse acidente, o Lula tava todo animado em São Paulo, participando de eventos de campanha junto com Guilherme Boulos, que tá concorrendo à prefeitura da cidade. Só que até o clima deu uma atrapalhada — tava chovendo tanto que cancelaram a carreata e acabaram fazendo uma transmissão pela internet. Aí o Lula voltou pra Brasília no comecinho da noite de sábado. Pelo jeito, horas antes do acidente.
Agora, é bom lembrar que o presidente já tem seus 78 anos, e isso faz diferença quando a gente fala de saúde. Há um ano, ele passou por uma cirurgia no quadril, trocou a cartilagem desgastada por uma prótese. Quem diria que o homem é cheio das articulações de metal, né? Semana passada ele até fez uma revisão dessa cirurgia, que parece que foi super tranquila.
O fato é que, apesar da idade e desses sustos, o Lula não para. Claro que tem que tomar cuidado, mas não é um tombinho em casa que vai derrubar o homem. Agora é torcer pra ele se recuperar rapidinho e voltar à rotina, com ou sem viagem internacional!