A situação no estado do Rio Grande do Sul está alarmante, as coisas tendem a piorar cada vez mais nas próximas horas, e mais uma notícia muito triste se confirmou, a barragem da Usina Hidrelétrica 14 de Julho, que fica entre Bento Gonçalves e Cotiporã, no Rio Grande do Sul, acabou cedendo após grande pressão.
Todo o ocorrido foi confirmado por Gisele Caumo, prefeita de Santa Tereza, ela postou um vídeo nas redes sociais aonde mostrou todo seu desespero e preocupação com a população. Diante da situação da barragem em se romper, pode e deverá resultar em graves inundações catastróficas nad regiões próximas ao rios das Antas e Taquari.
Já o prefeito Diogo Siqueira, de Bento Gonçalves, fez um apelo de urgência a todas as famílias que residem próximas ao Arroio Burati para que deixem suas residências imediatamente. Assim como também os residentes da comunidade de São Pedro também acabaram sendo orientado a deixar as suas localidades atuais.
As coisas estão muito difíceis nas localidades de Santa Tereza, Muçum, e Lajeado, que ficam nas margens do Rio Taquari. Todos essas áreas que estão citadas devem receber um forte influxo de águas, em algumas horas, o que obviamente deixa todos os moradores próximos em situação de risco iminente.
Abaixo confira o vídeo prefeita de Santa Tereza que deixa um recado a sua população:
🚨URGENTE 🚨
— Dany 🦋 (@Daniele99845172) May 2, 2024
Acabou de romper a barragem 14 de julho (Cotiporã/Bento Gonçalves)
Prefeita de Santa Tereza, Rio Grande do Sul pic.twitter.com/cOcirGL3B4
Diante de tudo isso, as autoridades estão mobilizaras umas a ajudar as outras, a fins de conseguir retirar com segurança as pessoas em situação de risco. Através de suas redes sociais o governador do estado Eduardo Leite gravou um vídeo onde falou sobre o rompimento da barragem 13 de Julho, e fez o alerta as pessoas para deixarem imediatamente as áreas de risco.
Infelizmente neste caso fica evidente a ma gestão das localidades e antiga infraestrutura que não dá segurança as comunidades, que são mais atingidas nestes desastres, logo fica o alerta agora para a ação rápida do governo em prevenir mais tragédias, tratando com urgência a situação de segurança destas comunidades que ficam vulneráveis.
As coisas não vão nada bem no Rio Grande do Sul, levando em conta todo o caos que toma o estado. Várias pessoas já morreram soterradas, e outras mortes ainda serão registradas, em localidades aonde as autoridades não conseguiram ter acesso.
O presidente da república Lula, compareceu no estado do Rio Grande do Sul, para acompanhar de perto tudo que está ocorrendo com diversas famílias no estado. A situação é realmente muito triste, e tende a piorar cada vez mais, essa é a previsão dos gêneros climáticos, que devem ser ainda maiores e mais intensos até o final de semana.
Já são centenas de pessoas atingidas em diversos municípios do RS, que estão deixando suas casas, que clamam por socorro, que estão procurando refúgio em casas de amigos, e outros parentes, uma real tristeza que acomete a todos.
Esperamos que logo a situação climática possa se estabilizar e melhorar, para que as resgates possam ser efetuados com maior rapidez e segurança.