ESTA PLANTA ALIVIA BRONQUITE E ASMA, COMBATE A ANSIEDADE, INSÔNIA

Esta planta alivia bronquite e asma, combate a ansiedade, insônia, previne dores de cabeça, dores reumáticas e musculares, ajuda na indigestão, vômitos e diarreias, reduz o colesterol, contém fibras, ômega 3 e vitaminas que ajudam a regular a pressão arterial.

O orégano tem sido usado há séculos para curar uma ampla variedade de doenças, desde convulsões até insuficiência cardíaca. No século 19, os médicos prescreveram esta planta como um tônico geral para o bem-estar, bem como para promover a menstruação. Hoje, estudos mostram que o orégano tem muitas propriedades benéficas.

Cura feridas, recomenda-se esmagar as folhas e misturá-las com vinagre e sal. Essa prata também é usada para curar sarna, prepara-se uma infusão, deixa-se a água repousar, quando está quente tomam-se banhos para aliviar a coceira.

O orégano possui um grande número de propriedades que podem ser de grande ajuda para melhorar diversos aspectos do corpo, entre os quais se destacam suas propriedades antioxidantes e antimicrobianas.

Bom para o sistema digestivo

O orégano também é considerado um tônico e possui propriedades digestivas. Na medicina natural austríaca, a infusão de orégano é usada para tratar distúrbios do trato gastrointestinal.

Para tratar resfriados e dores de garganta

Para aliviar os sintomas de resfriados e catarros, prepare uma infusão com folhas de orégano. Coloque uma colher de chá de folhas secas de orégano em uma xícara, adicione água quente, tampe e deixe descansar por 3 minutos. Depois coe e beba quando esfriar. Em geral, o orégano é uma planta medicinal muito benéfica para problemas do aparelho respiratório devido ao seu efeito antiinflamatório, analgésico e antisséptico.

Anti-inflamatório

O orégano tem grande poder antiinflamatório. Cientistas da Universidade de Bonn (Alemanha) e do ETH Zurique (Suíça) identificaram um princípio ativo no orégano, conhecido como beta-cariofilina (E-BCP), que pode ser útil contra doenças como osteoporose e arteriosclerose.

Ótimo antioxidante

Devido à grande quantidade de ácidos fenólicos e flavonóides que possui. Acredita-se também que tenha um grande poder de eliminação de vírus que possam surgir através do contágio alimentar. O princípio ativo do orégano é o flavonol retusina, e seus óleos se destacam por conterem monoterpenóides e monoterpenos.

Combater bactérias

O orégano é um bom aliado contra a atividade microbiana. O óleo de orégano, por exemplo, é um poderoso antimicrobiano, pois contém um composto essencial chamado carvacol. Segundo o Dr. Juan Ignacio Güenechea, suas propriedades são tão intensas que podem até aniquilar Staphylococcus aureus resistente à meticilina e outros antibióticos.

VEJA O VIDEO ABAIXO:

Rolar para cima