Em meados de setembro de 2023, um polêmico diálogo no Whatsapp entre Luis Cláudio Lula da Silva, filho do presidente Lula, e sua então esposa, a médica Natália Shincariol, foi exposto.
Um print foi obtido por canais de comunicação e mostrou o filho de Lula xingando a primeira-dama, Janja, a chamando de “p*ta” e “oportunista”. A conversa faz parte de uma investigação sobre um caso de violência doméstica que envolve o filho do presidente.
As conversas aconteceram na manhã do dia 15 de setembro, com Natália perguntando para o filho de Lula quais eram os seus planos naquele dia. Na ocasião, ele disse que iria tomar café, assinar um documento e visitar o seu pai. Com isso, ele expressou o seu descontentamento com a presença de Janja, a xingando.
Naquele dia, Lula e Janja foram até Cuba para cumprir um compromisso da agenda oficial. O filho de Lula também estava no país, onde se reuniu com o seu pai e chegou a pousar fotos ao lado dele. Essas fotografias foram registradas pelo fotógrafo oficial da Presidência.
Na ocasião, Lula participou do G77, um dos principais grupos dos países em desenvolvimento que pertencem a ONU (Organizações das Nações Unidas) que visa estreitas laços diplomáticos com Cuba.
O relacionamento entre o filho de Lula e Janja, publicamente, aparente ser distante, com poucas interações. O enteado não costuma postar fotos com a madrasta nas redes sociais e ela também não aparece ao seu lado.
Procurado por canais de comunicação, ele se pronunciou diante do assunto: “Essa mensagem não existiu, não! Veja! Ela é esposa do meu pai e temos um ótimo convívio“, declarou.